domingo, 22 de julho de 2012

Angiospermas e gimnospermas são classificação de plantas que possuem propriedades e características diferentes. Suas características distintas formam a base da classificação.

.
Angiospermas são comumente conhecidos como plantas com flor que possam ser claramente distinguidos dos gimnospermos por certa “derivada” características.
Em botânica, essas características são especificamente designadas como sinapomorfias.
Gimnospermas são conhecidos como os ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos de existir a 140 milhões de anos.
Gimnospermas são plantas vasculares, com sementes reunidas em cones, mas sem frutos. Divisões: Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta e Gnetophyta.
Angiospermas  são plantas vasculares, com sementes, flores verdadeiras e frutos. Divisão Anthophyta.
Com o passar dos anos a floração das plantas evoluíram com alterações em vários órgãos como flores, Folhas, caules, etc, o endosperma logo depois que angiospermas e gimnospermas foram classificados e colocados em diferentes posições no reino vegetal.
Angiospermas e Gimnospermas
A presença ou não de frutos implica em muitas outras características diferentes entre as gimnospermas e angiospermas.
.
Gimnospermas

O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas”, sem o fruto que as protege. Nessa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.

As gimnospermas são plantas que produzem flores (Fanerógamas), além de raiz, caule e folhas, mas não têm frutos.As flores (ou estróbilos), são primitivas e as sementes são nuas (sem fruto).

As plantas com sementes são geralmente divididas em uma única classe, conhecidas como Sprematophyta, que está ainda subdividida em angiospermas e gimnospermas.
A palavra gimnosperma é derivada da palavra grega gymnospermos, que significa “semente nua”. Angiospermas e gimnospermas são plantas com sementes. Embora, as diferenças são mais distintas, os pontos a seguir mencionados são algumas das semelhanças entre eles.
* Eles são capazes de produzir pólen para a fecundação e sua fecundação é siphonogamous, através de um tubo polínico. Gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento e algumas angiospermas também são dependentes do mesmo agente.
.
Angiospermas
.
  O grupo das Angiospermas é composto por plantas com sementes e com frutos. Também, o nome Angiosperma é feito de duas partes gregas : angio = vaso e sperma= semente. Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes. Exemplos: a mangueira, a rosa, a grama e a orquídea
* O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz, caule e folhas.
* Para além do crescimento primário, a expansão do seu tronco sofre pelo crescimento secundário.
* Como angiospermas, gimnospermas também têm vasos e células companheiros. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares.
* Óvulos de angiospermas e gimnospermas desenvolvem em sementes. O modo de germinação das sementes é epigéia e hipógea , ou ambos.
* Uma semelhança é distinta, redução da fase gametofítica tanto angiospermas e gimnospermas .
* Poliembrionia, uma característica comum das gimnospermas é também comum em algumas angiospermas e um suspensor é formado durante a fase de desenvolvimento do embrião.
Angiospermas e Gimnospermas Diferenças

A principal diferença entre angiospermas e gimnospermas é o tipo de sementes. As sementes das angiospermas são colocados dentro de uma fruta os gimnospermas possuem sementes nuas.
.
Gimnosperma é classificada em quatro divisões , a saber:
1. Coniferophyta
2. Cycadophyta
3. Ginkgophyta
4. Gnetophyta
Segundo os botânicos , angiospermas formam um grupo único e coerente conhecido como Angiophyta . Como já foi referida , a sua classificação é baseada nas diferenças de várias estruturas e do modo de adubação , pois angiosperma é uma espécie de planta muito mais diferenciada.
.
As diferenças entre as angiospermas e gimnospermas são mencionados abaixo.

* Angiospermas são um tipo muito mais variado do que gimnospermas. Podem ser árvores, ervas e arbustos, enquanto gimnospermas são árvores principalmente lenhosas.
* A estrutura típica de plantas com flor constituídas de ovário, estilete e estigma está ausente em gimnospermas , mas são partes importantes de angiospermas.
* Angiospermas têm células e vasos do xilema companheiro, mas estes recursos só estão presentes em Gnetales, uma classe particular das gimnospermas.
* Gimnospermas tem flores unissexuais , enquanto angiospermas apresentam flores que são na sua maioria bi.
* O endosperma formado em gimnosperma é um tecido haplóide enquanto é triplóide em angiospermas. Isso ocorre porque a fertilização de dupla fusão e tripla estão ausentes em gimnosperma, como resultado, o endosperma é formado antes da fecundação, enquanto em angiospermas, o endosperma é o produto da fusão tripla.
* Ocorrência de divisão nuclear livre está presente em angiospermas e está ausente em gimnospermas .
* Gametófito feminino, conhecido como arquegônio é claramente distinto em gimnospermas, enquanto está ausente em angiospermas.
* Em angiospermas, o pólen das estruturas receptivas são mais óvulos, para que eles não tenham que depender de agentes externos para a polinização, enquanto gimnospermas dependem de agentes naturais.
.
Angiospermas e gimnospermas Exemplo:
A partir de um estudo comparativo das gimnospermas vs angiospermas, temos uma visão clara dessas duas variedades diferentes de plantas. Aqui estão alguns exemplos baseados em sua classificação.
A lista de exemplos de angiospermas é realmente enorme, pois inclui todas as plantas, independentemente de eles serem monocotiledôneas e dicotiledôneas.
.
gimnospermas.

Exemplos de gimnospermas
.
                   

* Pau-brasil
* Abeto.
* Cipreste.
* Zimbro.
* Teixo.
* Ephedra.
* Ginkgo.
* Spruce.
* Welwitschia.
* Conífera.
* Cicas.
* Ginkgophyta.
* Gnetum.
* Pinho.

Exemplos de Angiospermas
.


* Bluebells.
* Pepino.
* Tomate.
* Laranjas.
* Malmequer.
* Limão.
* Peapod.
* Nogueira.
* Framboesa.
* Morango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário